AEE- ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Um serviço da Educação Especial que:
Um serviço da Educação Especial que:
•Identifica,
•elabora e
•organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas.
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O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela
O que faz o AEE?
•Apóia o desenvolvimento do aluno com deficiência, transtornos gerais de desenvolvimento e altas habilidades.
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• Disponibiliza o ensino de linguagens e de códigos específicos de comunicação e sinalização
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•oferece tecnologia assistiva – TA
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•adapta e produz materiais didáticos e pedagógicos, com em vista as necessidades específicas dos alunos,
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•oportuniza o enriquecimento curricular (para alunos com altas habilidades)
O AEE deve se articular com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum.
Para quem?
•O AEE se destina a alunos com deficiência física, mental, sensorial (visual e pessoas com surdez parcial e total)
•Alunos com transtornos gerais de desenvolvimento e com altas habilidades (que constituem o público alvo da Educação Especial) também podem ser atendidos por esse serviço.
Espaços de AEE
Escola comum: salas de recursos multifuncionais.
Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento à Deficiência Visual – CAP
Centro Especializado
Argumentos em favor do “preferencialmente” nas escolas comuns
•Do ponto de vista do aluno
A escola é o lugar em que esse aluno está sendo formado para a vida pública, construindo sua identidade a partir dos confrontos com as diferenças e da convivência com o outro.
•Do ponto de vista do AEE
Quanto mais o AEE for oferecido na escola comum que esse aluno freqüenta, mais ele estará afirmando o seu papel de oportunizar a inclusão, distanciando os alunos de centros especializados públicos e privados, que os privam de um ambiente de formação comum a todos, discriminando-os , segregando-os
•Do ponto de vista da escola
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Os problemas desse aluno devem ser tratados e discutidos no dia-a-dia da escola e com todos os que nela atuam – no ensino regular e especial
•Do ponto de vista dos pais
O desenvolvimento e a escolarização de seus filhos, a partir de uma experiência inteiramente inclusiva, sem terem de recorrer a atendimentos segregados, exteriores à escola para que seus filhos sejam reconhecidos nas suas especificidades.
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